segunda-feira, 21 de março de 2011

TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DA VOSSA MENTE


O evangelho de Jesus Cristo produz uma poderosa consequência na vida humana, a sua tranformação. Quando falamos em tranformação por causa do evangelho, estamos falando de mudanças tanto na forma de pensar, na forma de agir e principalmente na intenção do coração humano. "Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o SENHOR julga as suas intenções." (Provérbios 16:2)
Paulo na epístola aos Romanos, fala sobre a tranformação através da renovação da mente. "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:1-2). Vemos que ele fala sobre, não se conformar com este século, aqui, o que ele está querendo dizer, é que não devemos aceitar a forma de pensar e de agir do sistema pecaminoso e enganador de Satanás "o mundo", mas através do estudo das Escrituras Sagradas, buscar a transformação do nosso entendimento, e assim através do convencimento, confissão e arrependimento dos nossos pecados (abandono das atitudes pecaminosas), tendo por esperança a salvação somente pela graça de Deus, em Jesus Cristo, e não pelas boas atitudes ou religiosidade. Isso significa dizer que o cristão verdadeiro é aquele que reconhece que é pecador e precisa de Jesus para ser salvo. Quando ele reconhece, pela fé, essa verdade, ele busca de forma genuína em seu coração, abandonar a vida de pecados. Assim, percebemos que ele decide abandonar e não mais retornar a vida constante de pecados voluntários, por que ele agora permanece em Cristo Jesus.

"E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esperança, assim como ele é puro. Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado. Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu."
(1 JOÃO 3:1-6)

Os filhos de Deus e os filhos do Maligno:

"Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão." (1 JOÃO 3:7-10)

Deus, quer que sejamos santos, ou seja, separados para ele, longe do mundo e da vida de pecados.

"graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do [nosso] Senhor Jesus Cristo, o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, a quem seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!". (1 Gálatas 1:3-4)

A renovação acontece quando buscamos conhecer a vontade de Deus, através do estudo da palavra, para que essa, penetre em nosso coração e ali permaneça, para que, não venhamos a pecar contra o SENHOR.

"De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti."
(Salmos 119:9-11)

Deus nos ama muito, e por isso ele insiste em nos alertar com a sua palavra, para que possamos nos arrepender dos nossos pecados e viver uma vida santa diante dele. pois o desejo de Deus é que nenhuma alma se perca, mas receba a vida eterna em seu filho Jesus Cristo. Por mais que o pecado traga prazer momentâneo, ele te separa de Deus.

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 6:23)

"Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece." (João 3:36)

Você pode querer argumentar: Mas eu nunca matei, nunca roubei, nunca adulterei...
Mas vamos relembrar o que citei no inicio: "Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o SENHOR julga as suas intenções." (Provérbios 16:2)

Jesus disse:

"Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela." (Mateus 5:28)

Você até pode nunca ter beijado a mulher do próximo, ou ter ido as vias de fato, mas será que alguma vez na sua vida você não nunca chegou a desejar ou a imaginar tal situação no seu coração? O pecado surge primeiro no coração, por mais que você não tenha matado alguém, por exemplo, mas se no seu coração você odeia uma pessoa é como se fosse um assassino.
É necessário, rever as atitudes que temos levado diante de Deus, pois, nada escapa diante dos seus olhos. Devemos, confessar os nossos erros diante do Pai, pedir perdão por eles através do sangue de Jesus e não cometer mais. Um cristão verdadeiro, por mais que venha o pensamento do pecado em seu coração ele já o rejeita, e não aceita pensar. O ímpio, não vê problema, ele quer satisfazer os seus prazeres e desejos carnais e continua a pensar no pecado ou o pratica.
O cristão verdadeiro não aceita a prática do pecado, já o ímpio além de praticar e não ve problema algum, ainda incentiva os outros a praticarem. O Cristão verdadeiro, pensa 2 ou mais vezes para falar algo e não mentir, o ímpio, mente sem medo de pecar. A diferença é que se o Cristão verdadeiro pecar, ele movido pelo arrependimento, pois não consegue pecar em paz (um dos sinais que a pessoa recebeu o Espírito Santo), confessa ao Senhor Jesus o seu pecado e pede perdão, abandona o pecado e luta para não pecar mais voluntariamente. Já o impio, sabe que é errado no seu intimo mas mesmo assim continua a proceder da mesma forma.

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." (João 2:1-6)

Oro em nome de Jesus para que Deus possa lhe dar todo o entendimento necessário sobre a sua vontade em sua vida, que haja luz e cesse as trevas! Que sua mente seja renovada e você possa viver apartir de hoje uma vida agradável ao Senhor. E aquele que já é filho de Deus, que lhe guarde o caminhar e o faça permanecer firme até o fim da caminhada! Amém!


Rafael de Matos Carvalho
Membro do grupo de intercessão do
Conexão, Sara Nossa Terra - Sudoeste
matos.negocios@hotmail.com

3 comentários: