domingo, 6 de novembro de 2011

A borboleta, a metamorfose e a realidade espiritual

Antes gostaria de fazer uma oração por você, para que Deus venha lhe abençoar: Deus Todo-Poderoso criador dos céus e da terra, peço que nesse momento o Senhor vá sobre esse visitante, e que o coração e o entendimento sejam abertos para a compreensão e o recebimento da tua Palavra; que a sua glória e a poderosa presença do seu amor estejam sobre ele nesse momento e em seu coração, assim como a sua paz que excede todo entendimento possam estar sobre essa vida durante a leitura, para que ele possa comprovar não so pelas palavras, mas pelo seu poder, que tu Deus, és vivo e real. Que o Senhor possa abençoa-lo segundo a tua vontade e que o seu coração seja uma boa terra para o plantio das sementes do teu reino e que apartir de hoje ele tenha sua vida totalmente transformada, pela sua graça e misericórdia. Em nome de Jesus, amém!




Todos sabemos que antes de assumir uma das mais belas aparências vistas entre os insetos, a borboleta passou pelo processo da metamorfose. Essa palavra tem o significado de "Mudança de uma forma para outra" ou "transformação"; na biologia representa a mudança que certos animais no decurso de seu desenvolvimento sofrem em suas estruturas corporais, fatores esses de grande importância para o seu novo estilo de vida. Também pode ser associada como uma figura de linguagem, que retrata uma mudança completa no estado ou caráter de uma pessoa.


Após a saída da futura borboleta do ovo, ela passa a alimentar-se da casca desse e de folhas que estão próximas, assim, em sua nova etapa de vida, ela vive sua fase comilona, praticamente o dia inteiro até que chegue a hora de dormir. Após estar bem nutrida ela passa para a fase da pupa, onde acontecerá sua grande transformação. Logo após eclodir o seu casúlo, ela espera algumas horas para que as suas asas sejam fortalecidas e assim ela possa efetuar o seu primeiro vôo. Após esse processo, ela deve tomar cuidado com suas asas, escondendo-se das gotas da chuva ou qualquer coisa que venha a danificar as suas asas. Um homem por exemplo que simplesmente tocá-las pode por em fim a sua existência, devido a fragilidade destas.

Podemos fazer uma comparação entre esses estágios e a realidade espiritual do homem. O homem quando envolvido pelo sistema mundano, em uma vida repleta de pecados e desobediência a Deus, assim como a lagarta é envolvida pela casca do ovo, esse fica preso em sua realidade, sem o verdadeiro conhecimento da verdade ( Jesus - Palavra de Deus ) como a lagarta, sem a visão do que a espera. Caso ela não venha a sair dessa situação certamente morrerá, seja pela falta de nutrientes, seja pela exposição a seus inimigos. Quando o homem vive afastado de Deus, ele fica vulnerável, diante das armadilhas do inimigo da sua alma, Satanás, que de muitas maneiras busca ver a destruição do homem tanto na terra, como sua perdição eterna

"O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir..." ( João 10:10.)

O segundo momento é quando a lagarta conhece a sua nova realidade, quando sai, após a eclosão do ovo. Após essa saída, a futura borboleta, passa então a alimentar-se da casca e das folhas que estão próximas a ela, assim, em sua nova etapa de vida, a fase comilona, ela se alimentando dia inteiro. Se não o está, é porque dorme. O homem quando se alimenta das obras da carne, o pecado, podemos comparar com a lagarta, onde a sua aparência nada é atrante aos olhos humanos. Não que eu esteja dizendo que o pecado não atraia, pois somos tentados pelos nossos próprios maus desejos que querem satisfazer os nossos prazeres; digo em relação as consequências que ele traz as nossas vidas. Concerteza você não deve achar nada atraente ser um alcoolátra e não ter moral para com a sua família; estar separado(a) do seu conjugê por causa de uma traição devido a um erro seu; sofrer a falta de credibilidade por ser um mentiroso; estar grávida mas solteira; ter filho(s) e ser um pai solteiro; ter câncer por causa do fumo e ainda ser
tido como inconveniente; ser evitado por ser um causador(a) de contendas, fofocas, intrigas, divisões. Isso são apenas algumas das consequências de uma vida longe de Deus e dos seus mandamentos, frutos que se colhem ainda na terra devido a desobediência a sua palavra. Deus estabeleceu os seus princípios, justamente para que o homem vivesse uma vida que fosse boa para ele, e não viesse a sofrer por causa de seus erros, e principalmente não viva mais longe da comunhão com ele. Em relação a alimentação da lagarta, podemos comparar quando o homem então passa a buscar a Deus e se alimentar com sua Palavra, ele passa a conhecer a vontade do Senhor para a sua vida. A bíblia nos diz:

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." ( João 8:32 )

Libertação tanto dos demônios que as influênciam a pecar como a libertação de uma mentalidade escravizada, por sofismas e realidades falsas, pregadas pelo sistema do mundo. Onde o fácil e rápido, é a melhor opção; Onde não há preocupação com o pecado pois muitos fazem... Informações mentirosas, bombardeadas constantementes nos principais meios de comunicação, fazendo fantoches em massa... Pessoas onde precisam se entreter com novelas, filmes, músicas, que propagam ilusões e tem invadido os lares e destruido muitas famílias ( o problema está na influência, pois podem levar muitos a pecarem), transmitindo uma vida longe do que Deus planejou. Um Sistema que induz as pessoas a lutar pelo poder, pelo dinheiro e pela vaidade, pensando elas que isso é a verdadeira felicidade. Mas graças a Deus, por Jesus a
nossa esperança e a sua Palavra que nos ensina o que é a verdadeira felicidade:

"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça,
porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós." (Mateus 5:3-12)

Amado(a) a sua vida não deve consistir no que você tem, mas em Jesus, por ele e para ele foram feitas todas as coisas.

"E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui." ( Lucas 12:15 )

A terceira fase é o casúlo, onde ocorrerá a transformação. Para que o Homem seja transformado, primeiro ele deve conhecer o caminho ( Jesus ), para que então ele venha a viver uma nova vida. Ele deve se encher das informações necessárias para entender o plano da salvação e assim arrepender-se dos seus pecados. Muitas pessoas ainda não convertidas tem opniões formadas a respeito de suas crenças, porém, a maioria não buscou o conhecimento dentro da Palavra de Deus. Alguns estão em suas religiões por causa da tradição familiar; outros se dizem de uma religião para não pegar mal não ter uma religião; outros estão por distorções da Palavra de Deus, a qual muitos homens tem voltado para seus próprios interesses para ouvirem o que querem mas não a verdade. O que eu estou querendo dizer, é que muitos recebem ensinamentos... e nem ao menos procuram saber se ela é correta, não lêem a Bíblia. Agora, seja sincero com você mesmo, se você for convocado para fazer uma prova de direito civil e você não estudar sobre aquilo, qual sua chance de ser aprovado? Você pode até chutar se for uma prova objetiva, mas a verdade é que você não sabe a matéria. Amado(a) como você pode ter uma opnião de como é a forma certa de viver sua vida em Jesus , se você não lê a Bíblia ? Você acha que vai ser aprovado? Dificilmente...


A terceira etapa, o casúlo, como comparação, representa o despir o velho homem da sua natureza carnal, e passar a viver pelo Espírito de Deus. Representa a transformação da criatura em nova criatura:

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." ( 2 Coríntios 5:17 ).

A mudança de mente e atitudes; a beleza de uma nova vida em santidade. Aquisação de um novo caráter, de novas estruturas

"E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão;"
( Lucas 5:37)


A última etapa, podemos comparar com a beleza que essa nova vida em Jesus transmite:
"É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu." ( Lucas 13:19 )

O rei conversou com eles, e não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hananias, Misael e Azarias; de modo que eles passaram a servir o rei.

O rei lhes fez perguntas sobre todos os assuntos nos quais se exigia sabedoria e conhecimento, e descobriu que eram dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores de todo o seu reino.
Daniel 1:19-20
"O rei conversou com eles, e não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hananias, Misael e Azarias; de modo que eles passaram a servir o rei. O rei lhes fez perguntas sobre todos os assuntos nos quais se exigia sabedoria e conhecimento, e descobriu que eram dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores de todo o seu reino." ( Daniel 1:19-20 )
O rei conversou com eles, e não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hananias, Misael e Azarias; de modo que eles passaram a servir o rei.

O rei lhes fez perguntas sobre todos os assuntos nos quais se exigia sabedoria e conhecimento, e descobriu que eram dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores de todo o seu reino.
Daniel 1:19-20



"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." ( Provérbios 4:18 ),

assim como, pode ser vista a vida do justo durante sua caminhada onde o casúlo também pode representar as dificuldades que ajudarão o justo a crescer e a conquistar novos territórios e posições. Por fim, o justo quando estiver na posição de honra, assim como a borboleta tem cuidado com as suas asas, ele também deve tomar cuidado com as suas fragilidades e não se gabar pelas honras e bençãos que Deus pode vir a lhe dar e que venha assim se esquecer do Senhor, achando que foi pela força do seu próprio braço ou usando as bençãos para inclinar-se para o pecado.

9 comentários:

  1. Sou afastado da igreja, e nesta manha uma voz falou ao pé do meu ouvido procura o sentido da borboleta no reino espiritual e o ue eu sei é que de alguma forma respondeu a todas as minhas perguntas ou duvidas devido a cegueira espiritual.
    DEUS SEJA LOUVADO!!!!
    QUE DEUS OS ABENÇOE A VC E SUA FAMILIA !!!
    AMÉM.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz Felipe... Deus é bom

    Estou com novo Blog: http://nascidosdenovo7.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou afastada da presença de Deus, me sinto a pior pessoa, porque sei o que é certo e errado, peço sempre a ele que tenha misericórdia da minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porquê nós não buscamos a nos alegrarmos nas nossas fraquezas? porque nos apoiamos na nossa capacidade frágil.esse é o passo principal que nos conduz a desistência

      Excluir
  4. Cara em muitas vezes q eu oro, e sinto fortemente a presença de Deus. Eu vejo, uma borboleta, abrindo as asas e voando. E nunca entendo direito isso.

    ResponderExcluir
  5. Meu sobrinho faleceu dia 13 de novembro. Ontem a noite uma linda borboleta pousou na parede da área de casa e ficou por um longo tempo lá. Fiquei emocionada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus, o Divino por ser invisível e estar em tudo o que é vivo... se apresenta de formas que possamos vê-lo... como uma linda e silenciosa borboleta. Mantenha-se se aberto, confiando nele e sentirá a sua presença.
      Um abraço fraterno.
      aNOWa

      Excluir
  6. Que maravilhoso, Jesus disse para estudar a borboleta, e cá estou, aprendi muito. Glória a Jesus por este estudo.

    ResponderExcluir