sábado, 26 de fevereiro de 2011

PALAVRA DE DEUS - DOCE COMO O MEL

"Ainda me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, vai e fala á casa de Israel. Então, abri a boca, e ele me deu de comer o rolo. E me disse: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Eu o comi, e na boca era doce como o mel." Ezequiel 3:1-3



Deus em uma visão mostrou um rolo de um livro ao profeta Ezequiel. Nessa passagem, Deus designou ao profeta que entregasse essa mensagem para a casa de Israel, a qual ele chama de "casa rebelde". Ele dá a ordenança ao profeta para que não insurgi-se como essa casa o fez, ou seja, que ele não se levanta-se contra a vontade do Senhor, mas que comesse o que ele dava ao profeta. O conteúdo desse rolo continha lamentações, gritos de dor e gemidos. Mesmo no exílio, longe de sua terra, os judeus ao invés de buscarem o arrependimento e se voltarem para Deus, eles endureceram ainda mais o seu coração por causa de seus sofrimentos.

Ezequiel 2:6 "E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde."

Embora a mensagem contra a casa rebelde fosse de juízo, o profeta sentiu a doçura como do mel ao colocar a palavra de Deus em sua boca, pois a palavra de Deus revela a sua santidade, sua justiça, sua glória e sua fidelidade. Mesmo que a mensagem fosse dura, contra a vontade e os desejos daqueles que a recebiam, o objetivo dela era trazer novamente o seu povo para os seus caminhos, pois, o Pai corrige ao filho que ama, para que esse não viva em trevas e em caminhos de morte, mas viva em luz e tenha vida e vida em abundância - "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." João 10:10.

Assim, como nos dias de hoje muitas pessoas se sentem confrontadas pela verdade da palavra de Deus. Pois, ela vai de encontro ao erro, no mais profundo, do oculto e do escondido da alma do ser humano. Como uma espada afiada de dois gumes, ela penetra no coração para trazer a luz e converter o homem dos seus maus caminhos, com o objetivo que esse venha à abandonar prática do pecado.


"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um.

Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.

Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais?" (João 10:27-32)

Por vezes aqueles que práticam obras de retidão e justiça, por serem contra as práticas do pecado, mantendo-se em santificação, como o Senhor fez e nos ensina em sua palavra, esses, mesmo sem a direção de palavras a aqueles, incomodam aos que ainda não querem ouvir a voz de Deus. Assim como Jesus foi perseguido, aquele que o segue também o será. (em relação ao pecado, ler sobre obras da carne [Gálatas 5:17-21])

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia." (João 15:18-19)

A Palavra de Deus nos direciona aos planos do Senhor, além de nos guiar a Salvação em Jesus Cristo. Devemos nos humilhar diante dele e reconhecer os nossos pecados e tomar a decisão de abandoná-los, reconhecendo-o como único e suficiente Senhor e Salvador de nossas vidas. Assim recebendo de forma imerecida o seu perdão, a graça.

"Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele." (1 Coríntios 8:5-6)

"O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor." (Lucas 2:10-11)

O homem não é salvo por fazer boas obras, como caridade, ajudar ao próximo, ser um bom pai de família. Ele é salvo através sangue de Jesus que foi derramado em nosso favor, é o sangue que nos justifica, pela graça, por meio da fé. Agir com boas obras é um
mandamento ao cristão (amar ao próximo, como a ti mesmo.)

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;" (Efésios 2:8-9)

Mesmo diante dos problemas e das aflições, tomemos cuidado para não endurecermos os nossos corações para a voz do Senhor, confiando em nossas próprias emoções e desejos. Pois a Palavra nos alerta em Jeremias 17:9 "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?", porém nos apresentemos a ele em orações, petições e súplicas, para que através delas, nós mesmo sejamos transformados diariamente, assim no exercício da fé, semeando atitudes baseadas nos frutos do espírito (Galátas 5:22-23) e em atitudes de vitória. Assim busquemos a comunhão com Senhor, esperando na sua promessa de um novo céu e uma nova terra, a cidade santa, a nova Jerusalém, que ainda há de vir e crendo também nas promessas a serem alcançadas ainda nesta terra.


"Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés." (Js 1:3)

“mas, como está escrito:
Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” 1 Coríntios 2:9

"Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém." Efésios 3:20-21


Rafael de Matos Carvalho
membro da Equipe de Intercessão
do "Conexão" da Igreja Sara Nossa Terra - Sudoeste/DF
matos.negocios@hotmail.com

Um comentário:

  1. Estou com novo Blog: http://nascidosdenovo7.blogspot.com.br

    ResponderExcluir